- FAQ -
Tire Suas Dúvidas: Canil Yumi responde perguntas frequentes sobre a raça Yorkshire Terrier
Estão aqui reunidas as dúvidas e perguntas frequentes (FAQ - frequent asked questions) recebidas pelo Canil Yumi a respeito dos cuidados com os Yorkshires e como funciona nosso trabalho.
sobre a raça Yorkshire Terrier

Sim. A raça é reconhecida como Pequeno Porte, podendo chegar a 3,2 Kg de acordo com a CBKC/FCI. Essas denominações comerciais, é para chamar atenção e vocês correm um risco muito grande de cair no mercado negro, onde a indústria de maus tratos é horrenda. Quer saber detalhes? Nos envie um e-mail e daremos mais explicações.
Cuidado com estas falsas denominações: Yorkshire Minis, Anão ou Micro
São animais que têm sua saúde fragilizada pela inconsequência de vendedores que se dizem amantes de animais, mas que na verdade não se importam com o bem estar do animal, somente com o lucro que este os gerará.
Na verdade, o que temos é uma padrão da raça e o padrão da raça do Yorkshire é de um cachorro de até 3,2 Kg. Então subcategorias como mini, miniatura, anão ou micro não existem.
O problema é que alguns criadores fazem a cruza discriminada de cachorros cada vez menores para obter estas subcategorias chamadas de Yorkshire Minis ou Micro Yorkshire e a chance de você adquirir um filhote com problemas genéticos é muito grande.
Outro grande problema destes Yorkies Minis, são os problemas gestacionais: a fêmea não consegue realizar um parto normal por deformidades em seu corpo, logo, deve-se recorrer a métodos cirúrgicos de parto.
Portanto, fica a dica:
NÃO APOIE COM ESTE PROCESSO.
Pouco em relação a outras raças.
Sim e não. Vai depender do organismo de cada ser humano.
Sim. Além de adorar a companhia humana também. São carinhosamente conhecido como “sombra”, pois vive atrás da gente.
Ao preencher nosso formulário e nos contar um pouco de vocês, conseguiremos lhe dar um atendimento personalizado e decidirmos juntos se é o momento certo do seu filho ter um cãozinho dessa raça específica.
O ideal é uma vez por semana e ter escovações diárias ou pelo menos 3 vezes na semana. Assim você retira a pelagem morta, evita mal odor, embaraços que se tornam bolos. Facilita muito o banho em um cãozinho já penteado.
.
Ele late. É um cão de alerta e dará sinal ao menor barulho diferente que ele julgue que sua família está em perigo. Latir incessantemente, já não é normal. Ou alguém está incitando ou desvio de comportamento adquirido.
Não é verdade. Os dois sexos marcam território igualmente. Se o macho levanta a perninha, na época do cio a fêmea, pode sujar sua cama, sofá e mesmo o chão com sangue.
O treinamento é primordial quanto filhote. A escolha do local das necessidades do filhote tem que ser feita com antecedência e damos todo suporte para auxiliar nessa fase. O treinamento total é de 1 ano. Dividimos em duas fases. Nos primeiros 6 meses, por ser bebê, ele não tem o controle total da bexiga. Portanto, os erros irão acontecer. Dia após dia irá melhorar.
A fêmea não é mais tranquila que o macho. Por ter o instinto materno, ela tem o sentimento de cuidado. Seja com o filhote ou com a família do seu novo lar. Por ter cio, tem mudanças hormonais. Sentem cólicas, ficam mais ranzinzas e até mais bravinha. Sempre no sentido de defesa. Até terminar o ciclo, varia de fêmea pra fêmea, elas geralmente terão esse comportamento.
Já o macho é muito alegre, divertido, companheiro. Pelo fato de não ter mudanças hormonais explica o comportamento brincalhão. O fato de levantar a perninha, é um instinto da natureza. Mas, castrando na idade certa e tendo o treinamento correto, tem muitas chances de não levantar a perninha. Mas, se levantar, lembre-se: é instinto animal. Ao passear com ele, ao sentir o cheiro de urina de outro macho, instintivamente pode levantar a perninha na rua. Mas, não significa que dentro de casa ele fará o mesmo. Sempre repetimos que depende do treinamento que é um conjunto de paciência e persistência para se ter um adulto, seja fêmea ou macho educado.
Não concordamos. Temos excelentes rações no mercado que atende 100% a nutrição do seu cãozinho. Mas, a decisão e consequências sempre serão do cliente.
Ração de boa qualidade, água fresca e filtrada à vontade, renovado várias vezes ao dia. Pode incluir alguns petiscos naturais, como cenoura crua para roer os dentinhos, e tem seus benefícios para olhos e pelagens. Frutas, sempre em poucas porções para acostumar o paladar e se algum dia ficar doentinho, eles têm opções saudáveis para comer. Cuidado com frutas tóxicas, como a uva. Sempre pesquise pra saber quais frutas, quantidades e benefícios. Mas, nunca deixar de dar a ração.
100% contra. Salvo se o veterinário comprovar pra você que ele é alérgico a qualquer tipo de ração. É uma decisão entre cliente-médico veterinário.
100% contra. Tente fazer uma papinha de arroz com frango desfiado sem tempero em casa. Mais saudável. Lembre-se: comidas molhadas ou úmidas, contribuem rapidamente para o aparecimento de tártaro, muito comum em raças pequenas.
Fuja de bifinhos, rações coloridas e ossos defumados. Muito conservante e não traz benefício algum. Podendo até contribuir para uma crise alérgica que de repente ele é propenso a ter e não sabemos.
Relação cliente-paciente-médico veterinário. Ele quem tem que dar as garantias e explicar o porquê das indicações. Responsabilidade do médico e não da criadora.
Sim. O correto é fazer. Mas, a decisão é tomada junto com o veterinário, já que se trata de uma cirurgia.
sobre o trabalho de nosso canil
Porque prezamos pela saúde dos filhotes e das mãezinhas. Ao receber visita, a mãe se estressa, o leite seca e perdemos a ninhada. Também, é comum trazermos conosco germes, bactérias, até vírus que pode comprometer toda ninhada, incluindo a mãe, levando todos a óbito, em poucas horas.
Porque, mais uma vez, por transitarem por outros lugares, podem nos trazer os germes, bactérias e até vírus e comprometer todo o plantel de um Criador.
Não abrimos exceção. Respeitamos sua decisão, assim como gostamos de ser respeitados. Há vários canis aberto ao público. Mas, o nosso nunca foi, não é e não será. Desejamos uma boa aquisição de um pequeno com outros criadores muito bons que existem no mercado.
Não há visitas ao filhote.
Assim que o veterinário libera, enviaremos fotos assim que possível. Sempre estamos a disposição para dúvidas.
Somos muito ocupados. Não temos tempo para respostas ágeis. Por isso, criamos o formulário para que vocês tenham uma resposta personalizada. E juntos decidirmos muita coisa legal juntos.
O valor e as condições de pagamento são definidas após o nascimento da ninhada, para somatório dos custos para se chegar ao valor final.
Decidimos trabalhar com poucos cães, linha genética selecionada para acompanharmos tudo de perto.
Nossos cães tem o valor compatível com o trabalho realizado. Trabalhamos com eles e para eles. São inúmeros pontos para que o valor seja diferente do mercado. Mas, o diferencial é o nosso trabalho puro e simplesmente. Não cobrimos valor. O mercado é aberto a todos. Encontrou mais barato? Compre se tiver vontade.
Não somos o melhor do mercado. Realizamos um trabalho para oferecer um filhote saudável para o cliente. Trabalhamos em prol da segurança para o filhote, para o cliente e para a criadora. Juntamente com a última pergunta, a resposta é: trabalhamos com vidas. Tudo pode acontecer. Por mais cuidados que temos, não podemos ter essa responsabilidade. Até na vida humana acontece coisas que fogem do nosso controle. Mas, sempre estamos acompanhando para estar sempre presente e acompanhar de perto.
Não. Tudo é escolhido pela Criadora Yumi Yuu. As vezes coincide com o que você deseja.
Se for viagem longa, não liberamos. É muito penoso para um filhote indefeso. Mas, há muitas cidades que liberamos. E avaliamos juntamente com o cliente todos os riscos.
Vender um exemplar de Yorkshire Terrier para um Criador é louvável. Mas, é um trabalho muito demorado, alto custo e muito risco. E claro, se for pra vender para um Criador tem que ser o melhor que podemos ter. Mas, é um trabalho que não nos interessa. Gostamos da área de estimação. O que nos faz feliz é proporcionar um pequeno para correr pela casa dos nossos clientes que no fim se tornam grandes amigos.
A Criadora Yumi Yuu não garante cor. A linha de sangue que nós trabalhamos a cor se define aos 4 anos de idade. Por isso, nunca garantimos e nem iremos garantir sobre cor. Se encontrar um criador que diga que se define aos 2 anos de idade, ele está falando do trabalho dele. Nós não falamos pelo outro e sim somente sobre o nosso trabalho.
Não funciona assim. Já vimos muitos “menores da ninhada” ser o maior dos adultos. Às vezes, muito as vezes, pode sim vir um menor fora do padrão, mas é muito difícil. Como já dizemos a raça é pequeno porte. As pessoas quererem miniaturizar a raça é simplesmente estragar uma raça tão linda é tão antiga. Yorkshire Terrier é uma raça clássica e linda. Portanto, amem da forma que ela é e não contribuam com o mercado negro para corremos o risco de assistir à extinção de mais uma de muitas raças lindas que já existiram.
Para uma melhor e mais detalhada resposta, é necessário o preenchimento completo do formulário.
Envios aéreos somente para o Rio de Janeiro e São Paulo. Seguros e garantias de viagem pela Cia Aérea se dá somente pelo trajeto e não pelo animal (acionando a justiça). O Canil não realiza seguro. Mas, o cliente pode consultar valores e garantias com a Cia de Seguro de sua confiança que realiza seguro sobre o animal, tudo por conta do cliente.
Nosso trabalho se baseia na confiabilidade mútua. Ou confia ou não. Nós também sentimos a mesma ansiedade do cliente que espera o filhote. Aguardamos no aeroporto até o levantamento do voo e acompanhamos o trajeto aéreo pela internet. Geralmente, o cliente recebe o filhote antes de retornarmos ao nosso destino. Afinal o aeroporto se encontra em um distrito fora da Capital. Para viagens aéreas é somente a partir dos 5 meses, com todas vacinas, incluindo a antirrábica, dentre outras regras que explicamos por e-mail.
Não realizamos castração previa no momento. Fica a critério do cliente. Mas, tiramos todas dúvidas sobre os benefícios da castração por e-mail.
Sim. Realizamos a prévia do adestramento, o que chamamos de treinamento do faro. Pois, ao mudar de ambiente, eles esquecem tudo e tem que recomeçar no novo lar. Mas, eles já têm o conhecimento do cheiro do jornal e do tapete.
Sim. Eles são entregues comendo ração seca e montamos a rotina de horário de acordo com a vida do cliente. Informações detalhadas por e-mail.
Em algumas localidades sim. E damos todo o suporte para realizar a socialização do filhote na casa do cliente. Informações detalhadas, por e-mail.
Sim. Temos uma equipe que trabalha conosco há anos e temos várias especialidades. Quando adquire conosco, ao enviar o manual do filhote, realizamos as indicações. Mais detalhes por e-mail.
Não. Somos a favor da escovação e banho em casa. Banho e tosa, só quando precisar de realizar a tosa higiênica, raspar as pontas das orelhas.
Se optar pela tosa bebê, facilita ainda mais o banho em casa.
Porque as indicações que fizemos até agora, não houve seriedade da empresa. Então, não indicamos mais. O cliente fica insatisfeito, reclama conosco e ficamos chateados pelo cliente.